O que é publicidade institucional?
Definição: a publicidade institucional consiste em atividades promocionais que visam melhorar a reputação, criar uma imagem positiva ou incentivar o apoio de uma organização. O termo se aplica a ações voltadas para a promoção da própria empresa.
O que significa publicidade institucional?
A publicidade institucional difere da publicidade mais comum porque esta tem por objetivo a venda de determinado produto ou serviço. Ao promover a organização, as atividades são projetadas para criar certa mentalidade sobre ela, como confiabilidade ou respeitabilidade. O objetivo final é tornar as pessoas mais dispostas a pensar positivamente sobre a organização. Em alguns casos, essas ações podem resultar em maior preferência do consumidor ao decidir sobre uma compra.
Como qualquer outro tipo de publicidade, a empresa deve definir um público-alvo, uma mensagem, meios ou métodos de comunicá-la e os resultados esperados. Muitas vezes, a publicidade institucional é reativa após um evento ou situação prejudicar a imagem da empresa. No entanto, outras empresas realizam publicidade institucional proativa e planejada como um complemento das relações institucionais. Relações públicas são uma parte importante da publicidade institucional.
Exemplo:
Mirton Industries é uma empresa que fabrica e comercializa várias marcas de alimentos e bebidas. Nos últimos anos, a marca enfrentou forte concorrência de países vizinhos devido às taxas de importação mais baixas que tornaram esses concorrentes mais acessíveis. O gerente de marketing achava que as pessoas deveriam saber que a Mirton Industries deu emprego a milhares de pessoas e é uma empresa que valoriza os pequenos e médios fornecedores. Ele disse que os consumidores têm que preservar os produtores nacionais em vez de escolher marcas importadas.
Com esse objetivo, uma nova campanha publicitária mostrou imagens das unidades fabris de Mirton e reforçou palavras como “nós” e “nosso” ao apresentar a empresa por trás das marcas. A propaganda também promoveu os benefícios que a Mirton Industries proporcionou à economia nacional. Campanhas semelhantes foram implementadas ano a ano com consequências positivas para os consumidores. Depois de alguns anos, a participação de mercado de Mirton aumentou e a empresa pode atingir o nível de vendas anterior.