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O que é marketing digital?

Em um alto nível, o marketing digital se refere à publicidade entregue por meio de canais digitais, como mecanismos de pesquisa, sites, mídia social, e-mail e aplicativos móveis. Usando esses canais de mídia online, o marketing digital é o método pelo qual as empresas endossam produtos, serviços e marcas. Os consumidores dependem muito dos meios digitais para pesquisar produtos. Por exemplo, os insights de marketing do Think with Google descobriram que 48% dos consumidores começam suas pesquisas em mecanismos de pesquisa, enquanto 33% procuram sites de marcas e 26% pesquisam em aplicativos móveis.

Embora o marketing digital moderno seja um enorme sistema de canais para os quais os profissionais de marketing simplesmente devem integrar suas marcas, a publicidade online é muito mais complexa do que os canais isoladamente. Para atingir o verdadeiro potencial do marketing digital, os profissionais de marketing precisam se aprofundar no vasto e intrincado mundo cross-channel de hoje para descobrir estratégias que causam impacto por meio do marketing de engajamento. O marketing de engajamento é o método de formar interações significativas com clientes potenciais e recorrentes com base nos dados que você coleta ao longo do tempo. Ao envolver os clientes em um cenário digital, você constrói o conhecimento da marca, se posiciona como um líder inovador do setor e coloca sua empresa na vanguarda quando o cliente está pronto para comprar.

Ao implementar uma estratégia de marketing digital omnicanal (comunicação que atua de forma linear em todos os canais), os profissionais de marketing podem coletar percepções valiosas sobre os comportamentos do público-alvo e, ao mesmo tempo, abrir a porta para novos métodos de engajamento do cliente. Além disso, as empresas podem esperar um aumento na retenção. De acordo com um relatório do Invesp, as empresas com fortes estratégias de engajamento do cliente omnicanal retêm uma média de 89% de seus clientes em comparação com empresas com programas omnicanal fracos, que têm uma taxa de retenção de apenas 33%.

Quanto ao futuro do marketing digital, podemos esperar um aumento contínuo na variedade de dispositivos vestíveis disponíveis para os consumidores. A Forbes também prevê que a mídia social se tornará cada vez mais conversacional no espaço B2B, o conteúdo de vídeo será refinado para fins de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) e o marketing por e-mail se tornará ainda mais personalizado.

O digital está no centro de tudo no marketing hoje – passou de ‘uma das coisas que o marketing faz’ para ‘A coisa que o marketing faz’.

Problemas comuns que o marketing digital pode resolver

Para otimizar suas estratégias de marketing, o digital é obrigatório. O marketing digital pode ajudá-lo a conhecer seu público, aprender dados importantes sobre ele e fornecer métricas que darão credibilidade à sua equipe de marketing.

Problema: não conheço meu público bem o suficiente para começar. Conhecer seu público leva tempo e, embora sua equipe de marketing possa ter desenvolvido personas de público que possam ser úteis, os consumidores que passam ativamente online podem não se comportar da maneira que você esperava. Você precisará testar idiomas diferentes com alvos diferentes, tendo em mente que certos descritores atrairão pessoas diferentes e seu lugar no ciclo de compra. Sintonize-se com o seu público e você construirá credibilidade que o destacará da concorrência.

Problema: não otimizei meus canais para SEO. Independentemente de sua posição no processo de marketing, é importante entender as práticas recomendadas de SEO. Além de melhorar a classificação do mecanismo de pesquisa, o SEO pode reforçar e apoiar o teste e a otimização de sua campanha para garantir que você esteja entregando conteúdo valioso e de alta qualidade que seus clientes em potencial desejam.

Problema: não tenho uma estratégia de mídia social. Independentemente de você querer desenvolver uma estratégia de mídia social orgânica, uma estratégia de mídia social paga ou uma mistura das duas, é importante ter alguma forma de marketing social em vigor. Embora a mídia social seja excelente para branding e engajamento, também pode ser um canal útil para propaganda de marketing digital. Encontre um nicho e uma voz consistente, seja paciente e, à medida que o número de seguidores aumenta, o impacto dos seus anúncios também aumentará.

Problema: minhas equipes de marketing estão isoladas. É importante romper os silos para criar estruturas ágeis e fluidas. Seus clientes não são sequestrados em um canal à espera de anúncios, portanto, seus esforços de marketing devem implantar a funcionalidade de canal cruzado com equipes que trazem vários conjuntos de habilidades para a mesa para envolver os clientes onde eles estão. Cada rede social e canal inclui públicos e expectativas diferentes, então os esforços de marketing podem parecer completamente diferentes para cada um. Isso inclui tom, imagens, ofertas e até mesmo a hora do dia em que você publica.

Problema: estou sob pressão do meu CMO para relatar as métricas que apoiam os resultados financeiros. O marketing digital oferece suporte a um vasto universo de métricas que podem ser utilizadas para determinar a eficácia de seus esforços de marketing, mas essas métricas devem ser escolhidas com cuidado. Cada caso vai depender da composição do seu público e do foco em cada canal. Tendo isso em mente, comece determinando suas metas para cada canal e defina as métricas que seu CMO mais deseja ver.

Componentes de marketing digital

O marketing digital se estende por uma enorme rede de pontos de contato digitais com os quais os clientes interagem muitas vezes ao dia. Para utilizar adequadamente esses canais, você precisa entender cada um deles.

Pesquisa paga. Pesquisa paga, ou publicidade paga por clique (PPC), normalmente se refere ao resultado patrocinado na parte superior ou lateral da página de resultados de um mecanismo de pesquisa (SERP). Esses anúncios cobram por cada clique e podem ser ajustados para serem exibidos quando determinados termos de pesquisa são inseridos, de modo que seus anúncios sejam direcionados a públicos que buscam algo em particular. Esses anúncios podem ser extremamente eficazes, pois dependem de dados coletados do comportamento on-line de indivíduos e são usados ​​para aumentar o tráfego do site, entregando anúncios relevantes para as pessoas certas no momento certo. Esses anúncios também envolvem retargeting, o que significa que, dependendo das ações dos clientes, as ferramentas de automação de marketing podem criar anúncios pessoais de plataforma cruzada exclusivos.

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). SEO é o processo de otimizar o conteúdo, a configuração técnica e o alcance do seu site, de modo que suas páginas apareçam no topo de um resultado de mecanismo de pesquisa para um conjunto específico de termos de palavras-chave. O uso de SEO pode direcionar visitantes para seu site quando eles exibem um comportamento que sugere que estão procurando produtos relevantes, o que pode ser uma virada de jogo, considerando que 90% das pessoas que pesquisam ainda não formaram uma opinião sobre uma marca. Embora o PPC e o retargeting tenham seu lugar, o tráfego orgânico online obtido por meio da otimização de mecanismos de pesquisa tem enorme influência nos rankings de pesquisa e, por extensão, no tráfego orgânico do site. Ao usar palavras-chave e frases, você pode usar o SEO para aumentar maciçamente a visibilidade e iniciar um relacionamento duradouro com o cliente. SEO é definido como o aumento da classificação de um site nos resultados de pesquisa online, e, portanto, seu tráfego orgânico do site, usando palavras-chave e frases populares. Fortes estratégias de SEO são extremamente influentes nas campanhas de marketing digital, já que a visibilidade é o primeiro passo para um relacionamento duradouro com o cliente. 

Marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo eficaz não é de natureza promocional, mas serve para educar e inspirar os consumidores que buscam informações. Quando você oferece conteúdo relevante para o seu público, isso pode protegê-lo como um líder inovador e uma fonte confiável de informações, tornando menos provável que seus outros esforços de marketing se percam na estática. Na era do comprador autodirigido, o marketing de conteúdo obtém três vezes mais leads do que a publicidade de busca paga, então vale a pena o esforço adicional.

Marketing de mídia social. A chave para um marketing de mídia social eficaz vai muito além de simplesmente ter contas ativas de mídia social. Você também deve inserir elementos sociais em todos os aspectos de seus esforços de marketing para criar o máximo possível de oportunidades de compartilhamento ponto a ponto. Quanto mais seu público é inspirado a se envolver com seu conteúdo, maior é a probabilidade de ele compartilhá-lo, potencialmente inspirando seus colegas a se tornarem clientes também.

Marketing por e-mail. Depois de mais de duas décadas, o e-mail ainda é a maneira mais rápida e direta de chegar aos clientes com informações críticas. Hoje, as campanhas de e-mail bem-sucedidas devem ser incrivelmente envolventes, relevantes, informativas e divertidas para não ficarem enterradas na caixa de entrada do cliente. Para ter sucesso, seus e-mails de marketing devem satisfazer cinco atributos principais. Eles devem ser confiáveis, relevantes, comunicativos, coordenados em todos os canais e estratégicos.  

Marketing móvel. Os dispositivos móveis são mantidos em nossos bolsos, ficam ao lado de nossas camas e são verificados constantemente ao longo do dia. Isso torna o marketing no celular extremamente importante – dois terços dos consumidores podem se lembrar de uma marca específica que viram anunciada no celular na semana passada – mas o celular também tem muitas nuances, considerando sua natureza íntima. SMS, MMS e marketing no aplicativo são opções para alcançar seus clientes em seus dispositivos, mas, além disso, você deve considerar a coordenação de seus esforços de marketing em seus outros canais de marketing digital.

Automação de marketing. A automação de marketing é uma plataforma integral que une todo o seu marketing digital. Na verdade, as empresas que automatizam o gerenciamento de leads observam um aumento de 10% ou mais na receita em seis a nove meses. Sem ele, suas campanhas parecerão um quebra-cabeça inacabado com uma peça crucial faltando. O software de automação de marketing simplifica e automatiza as tarefas e o fluxo de trabalho de marketing, mede os resultados e calcula o retorno sobre o investimento (ROI) de suas campanhas digitais, ajudando você a aumentar a receita com mais rapidez. A automação de marketing pode ajudá-lo a obter informações valiosas sobre quais programas estão funcionando e quais não, e fornecerá métricas para permitir que você converse sobre os esforços de marketing digital nos resultados financeiros de sua empresa.

ROI de um programa de marketing digital de sucesso

O ROI do marketing digital envolve muito mais do que o retorno inicial de anúncios em banner padrão; o marketing de conteúdo orgânico também é um ator importante no espaço do marketing digital.

O marketing digital atinge os clientes além dos anúncios. Setenta por cento dos usuários da Internet desejam aprender sobre produtos por meio de conteúdo versus anúncios tradicionais (ODM, 2014).

O marketing digital impulsiona o marketing de conteúdo. As cinco táticas de marketing de conteúdo B2B são conteúdo de mídia social (92%), boletins eletrônicos (83%), artigos em seu site (81%), blogs (80%) e eventos presenciais (77%).

O marketing digital é vital para o SEO. Os primeiros resultados de pesquisa orgânica na conta do Google para 32,5% do compartilhamento de tráfego para um termo de pesquisa.

Planejando, implementando e otimizando seu programa de marketing digital

Comece o lançamento de seu programa de marketing digital determinando primeiro seu público e suas metas e, em seguida, implementando métricas para garantir que você está sempre melhorando.

Etapa 1: Identifique e segmente seus públicos. Hoje, os compradores esperam uma experiência personalizada em todos os pontos de contato. Para fazer isso, você deve compreender seus atributos demográficos, firmo gráficos e tecnográficos, bem como abordar suas questões e pontos problemáticos.

Etapa 2: Estabeleça metas e estratégia de medição. Use as informações do público para determinar personas e obter uma visão clara de sua jornada de vendas para estabelecer suas metas e estratégia de medição. Métricas importantes incluem impressões, alcance, cliques, taxa de cliques (CTR), taxa de engajamento, conversões, custo por lead (CPL), custo efetivo por mil (eCPM), bem como métricas de back-end, como retorno sobre o investimento (ROI), retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS), atribuição de primeiro toque e multitoque e valor vitalício do cliente (LCV). 

Etapa 3: Configure seu anúncios e canais. A tecnologia de anúncios pode levar algum tempo para navegar, portanto, certifique-se de ter as plataformas de gerenciamento de dados, plataformas de demanda, plataformas de fornecimento e trocas de anúncios corretas antes de começar. Alinhe sua equipe, comunique os objetivos de todos e mostre como seus canais se encaixam no panorama geral do marketing digital.

Etapa 4: inicie e otimize. O marketing digital pode ser usado para aquisição, promoção, construção da fidelidade do cliente e promoção da marca. Revise as métricas regularmente para saber onde está se destacando e onde precisa trabalhar para se tornar um líder neste espaço de alto impacto e alta demanda. 

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