Marketing de startups e desenvolvimento de marca: começando com o pé direito
Construindo uma startup? Impressionante! Existem duas maneiras de fazer isso: Construa as coisas sozinho ou contrate uma agência de marketing de startups altamente especializada.
Por que contratar uma agência de marketing para startups anda de mãos dadas com o sucesso de crescimento da startup
Seu coração explode de emoção ao pensar em todas as possibilidades futuras que o modelo de negócios de sua startup oferece. Mas então a realidade entra em ação quando você começa a tentar comercializar sua nova startup brilhante.
Como um novo empreendedor, ninguém realmente o prepara para o difícil caminho que tem pela frente. Eles nunca dizem que o mercado é uma pilha de lama onde incontáveis negócios, produtos e serviços são lançados no vasto reservatório da mesmice onipresente a cada ano.
As empresas iniciantes enfrentam muitos desafios enquanto tentam decolar, e um dos maiores erros é aprofundar-se no desenvolvimento da marca ou planejar como exatamente você entrará no mercado. Nada dói mais do que criar algo que você acredita ser ótimo, mas ninguém parece estar olhando em sua direção.
Embora possa parecer desnecessário, contratar uma agência de marketing de startups para ajudar a definir o seu valor, quem são suas tribos de compra exclusivas e a melhor forma de envolvê-las a fim de ajudar a sua “grande ideia” a passar do estágio infantil, pode ser um sucesso absoluto , ou quebrar.
Se feito da maneira certa, o marketing de inicialização e o desenvolvimento da marca podem ser um monstro para gerar dinheiro. Aqui estão algumas lições valiosas que você deve considerar desde o início para se salvar de um milhão de noites sem dormir e de um orçamento de publicidade desperdiçado direcionado na direção errada.
1. Identifique o seu mercado (quanto mais restrito, melhor)
Aqui está um teste de realidade: não importa o quão bom você acha que seu produto é, apenas uma pequena parte da população estará interessada nele, na maioria dos casos. Este é o seu “nicho”. Isso significa que, se você tentar vender sua startup para todos, perderá tempo e dinheiro. Isso é quase impossível, a menos que seu orçamento de publicidade para construir o conhecimento da marca seja quase infinito (supomos que não seja).
Em termos práticos, é quase impossível marcar uma empresa sem contexto – o Quem, e ainda mais importante, o porquê por trás dessa coisa existe.
A melhor maneira de causar impacto é se concentrar em um nicho com base no produto ou serviço que você está oferecendo e em quem ele se identifica.
Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao escolher seu mercado e identificar suas tribos de compra exclusivas:
Proposta de valor – uma boa proposta de valor deve dar a você uma vantagem sobre seus concorrentes. É o que os clientes em potencial usam para avaliar você. A questão é: é único o suficiente para destacar sua marca?
Concorrência – se você quer ser um grande jogador em campo, deve começar seu plano de marketing com a concorrência em mente. Cada empresa deseja estar na interseção daquilo que os clientes desejam. Capturar mais demanda, especialmente em um mercado saturado, requer várias noites sem dormir de trabalho árduo.
Tamanho do mercado – Muitas startups enfrentam o desafio de não ser capazes de dimensionar seu mercado potencial de forma eficaz. É essencial saber o número aproximado de clientes potenciais em sua área de destino.
Riqueza de mercado – seu mercado-alvo pode comprar seu produto?
Existem públicos que você não pode prever no início, e é por isso que você deve manter os ouvidos abertos para obter uma imagem atualizada dos diferentes públicos que sua marca atrai e da comunidade que deseja construir em torno dela.
2. Diferencie sua marca
Outra verificação da realidade: não importa a quão única você pense que sua startup é, há uma boa chance de que outra pessoa já a esteja fazendo. Se sua marca / produto não se destacar do resto, será difícil conseguir vendas e ganhar força.
Às vezes, o que faz você se destacar em um espaço lotado não tem nada a ver com o produto ou a marca em si. Pode ser o quão bem a sua mensagem e os valores essenciais da marca estão sendo comunicados, a fim de construir um engajamento de marca poderoso desde o início. Suas tribos de compra exclusivas podem ver a si mesmas no estilo de vida que sua marca está retratando e nos problemas que isso resolve para elas? O mais importante aqui é ser diferente.
Aqui estão algumas outras estratégias que você pode aproveitar para ajudar a diferenciá-lo dos concorrentes:
Crie uma voz e um tom exclusivos para sua marca – Sua excelente ideia de negócio não irá longe sem uma voz. Existe algo na voz e no tom da marca que permite que você se conecte mais intimamente com seus clientes. Durante os estágios iniciais de um negócio, os clientes reconhecem como são tratados e falados, impactando sua visão de sua marca.
Crie conteúdo exclusivo para impulsionar o conhecimento da marca – Uma identidade de marca sólida dá a você o poder de criar conteúdo exclusivo. A maioria das startups comete suicídio comercial colocando seus logotipos em cada postagem que fazem. Seu logotipo é um aspecto essencial da identidade da marca, mas não conta a história da sua marca. A verdadeira questão é: como você está trabalhando para fazer com que suas postagens no Instagram capturem quem você é? Você atualiza regularmente o seu site com postagens originais do blog? Criar novo conteúdo e manter a consistência pode parecer uma tarefa muito grande, mas de que outra forma você espera manter sua marca persistente?
3. Mantenha sua parte no negócio
Um dos maiores erros que as startups cometem é mergulhar no marketing com um modelo de negócios incompleto. Ninguém se apaixonará por sua marca se você ainda estiver lutando para acertar em seu propósito; se o seu Por que não for claramente comunicado em sua mensagem de marketing central.
Esforce-se para cumprir as promessas que você faz aos seus clientes. É ISSO que tem tudo a ver com autenticidade! Pode ser simples, mas cumprir as promessas de sua marca é difícil, admitimos. Mas, embora seja difícil, é um dos elementos do “molho secreto” de uma marca bem estabelecida, startup ou não!
Então, por que é importante considerar a contratação de uma agência de marketing para startups?
A maioria dos CEOs de startups recorre a sites freelance para esboçar alguns conceitos de marketing para eles. Ou pior, façam sozinhos. Este é o seu primeiro erro. A marca da startup é como ir a um primeiro encontro onde você gostaria de causar uma excelente primeira impressão.
Aqui está o motivo pelo qual você precisa contratar uma agência de marketing para startups :
1. Você será capaz de atingir suas metas mais rápido do que quando trabalha sozinho
Cuidar das necessidades de marketing de uma empresa é um trabalho de tempo integral, especialmente quando se trata de startups. Escolher especialistas dinâmicos é uma excelente maneira de economizar tempo e se concentrar no que você faz de melhor. Uma equipe de marketing sênior especializada com experiência em trabalhar com startups especificamente irá ajudá-lo a criar e implementar abordagens excelentes para construir a tração do cliente, a fim de atingir os objetivos de seu negócio em um curto espaço de tempo.
2. Você obterá novos insights
O que quer que você esteja fazendo, é provável que esteja fazendo pela primeira vez. Você provavelmente ainda está tentando descobrir tudo em seu plano de negócios. Trazer uma agência de marketing digital a bordo é como expandir sua equipe e ganhar um novo conjunto de talentos e habilidades. Os especialistas em marketing podem lhe dar novos insights sobre como você deve lidar com as coisas, bem como conselhos imparciais sobre sua estratégia de marketing.
3. Você será capaz de rastrear seu público
A maior desvantagem para a maioria das startups é não ser capaz de rastrear quem ou que fração de seu público-alvo viu seu anúncio. Uma agência de marketing de startups irá ajudá-lo a analisar os dados e entendê-los juntamente com as tendências de marketing e métricas analíticas atuais. Isso o ajudará a direcionar sua empresa para alcançar mais de seus objetivos ou indicadores-chave de progresso.
Resumindo, o marketing de inicialização e o desenvolvimento da marca são tão importantes quanto o desenvolvimento do produto. Ao contrário da crença popular, construir seu aplicativo ou produto não deve vir antes de planejar para quem ele é, como ele vai melhorar suas vidas e por que ele existe e como você o levará ao mercado.
Você pode ter o produto mais inovador do mercado, mas se não estabelecer uma base sólida para sua marca e comunicar porque ela pode mudar vidas (sério!), É provável que o negócio não vá bem como você poderia esperar.
O desenvolvimento de uma marca forte e de um plano de marketing é absolutamente crítico para que as startups alcancem o sucesso desde o início. E uma das melhores e mais eficientes maneiras de fazer isso é contratar uma agência de marketing de startups que conhece o terreno e pode liderar o caminho.