As 10 principais tendências de marketing digital para 2023 por ChatGPT
Quando fui encarregado de escrever um artigo sobre Tendências de Marketing Digital, pensei que precisava de uma nova abordagem para representar as mudanças que estamos experimentando com a IA generativa.
Então, no espírito das tendências atuais, decidi criar um teste A/B dos meus insights x as respostas geradas pelo ChatGPT.
As 10 principais tendências de marketing digital para 2023, escritas por ChatGPT
Aqui está o parágrafo de abertura do ChatGPT
Foi quando me lembrei que o ChatGPT é sensível a ajustes no fraseado de entrada.
Então, quando pedi uma “história”, recebi algo que poderia contar aos meus netos. Mas, quando pedi um “artigo”, recebi algo que poderia enviar aos meus editores.
A princípio, pensei que estava treinando o chatbot.
Então, percebi que o ChatGPT estava me treinando.
Por fim, concluí que o modelo havia sido otimizado para o diálogo – e recebi exatamente o que procurava na segunda tentativa.
Isso não é nada ruim… para um modelo que normalmente adivinha o que o usuário pretendia.
Mas a parte mais difícil do meu teste A/B ainda estava por vir.
Aqui está a primeira tendência de marketing digital que o ChatGPT gerou em resposta à minha pergunta revisada:
1. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
Bem, os humanos – especialmente aqueles que podem demonstrar seu EEAT (experiência, especialização, autoridade e confiabilidade) – não devem tentar selecionar uma tendência diferente.
Por que? Porque esta é a escolha certa.
Se você tem dúvidas de que AI e ML estão “revolucionando a maneira como abordamos o marketing digital”, Sundar Pichai , CEO do Google e da Alphabet, “declarou um ‘código vermelho’, derrubando os planos existentes e iniciando o desenvolvimento de IA”.
Tudo o que posso acrescentar é um exemplo.
O Google Analytics 4 (GA4) possui um conjunto de recursos chamados Analytics Intelligence, que aplicam os modelos de aprendizado de máquina do Google para analisar seus dados e prever ações futuras que os usuários finais podem realizar.
E a 412 Food Rescue, uma organização sem fins lucrativos com sede em Pittsburgh, precisava recrutar mais voluntários para entregar alimentos de varejistas a pessoas com insegurança alimentar.
O Automated Insights mostrou a eles que os fins de semana tendiam a ser um pouco mais lentos em termos de voluntários e engajamento, então eles ajustaram as campanhas de mídia social que estavam direcionando o tráfego para seu site.
Eles reduziram o tempo de geração de relatórios em 50%, liberando sua equipe já limitada para aumentar seu impacto em toda a comunidade e expandir para novas cidades.
2. Otimização da pesquisa por voz
Ainda fiquei surpreso com o fato de o ChatGPT ter selecionado a otimização de pesquisa por voz como uma das principais tendências de marketing digital. Isso me levou a ler alguns artigos recentes sobre esse tópico, incluindo:
- Otimização de pesquisa por voz em escala: um guia para profissionais de marketing corporativo diz: “33% das pessoas nos EUA usam pesquisa por voz”.
- Dicas para aproveitar o poder da otimização de pesquisa por voz : “Haverá 8 bilhões de assistentes de voz em uso em todo o mundo até 2024”.
- Pesquisa por voz: o que é e como funciona? leia: “Se sua empresa não está focada na otimização de pesquisa por voz, você pode estar perdendo vendas.”
Depois de ler sobre a pesquisa por voz, o ChatGPT está no local. E usar o chatbot me ajudou a enxergar além dos cantos.
Portanto, mesmo que o ChatGPT “possa ocasionalmente gerar informações incorretas”, eu diria que essa não é uma dessas ocasiões.
3. Conteúdo interativo
A seleção dessa tendência pelo ChatGPT me intrigou.
Get City Dealz, SEO-PR e Business Wire (aviso: co-fundei a SEO-PR) ganharam dois prêmios em 2013 por um teste A/B/C, que descobriu que um comunicado à imprensa com um vídeo obteve 55,4% mais visualizações de lançamento e 36,1% mais cliques em links – e um release com foto teve 4,6% mais visualizações de release e 7,1% mais cliques em links – do que um release sem multimídia.
Em 2018, a Business Wire lançou os comunicados de imprensa da Interactive Media, que receberam 88 segundos de “atenção ativa” em comparação com 30 segundos de “atenção passiva” para os comunicados de imprensa tradicionais.
A Business Wire também diz que o formato interativo “envolve o público de 30% a 50% mais do que os lançamentos de notícias tradicionais”.
Mas ainda não testei os comunicados de imprensa da Interactive Media. Então, digamos que o júri ainda não decidiu sobre o conteúdo interativo.
4. Micro-Momentos
Fiquei perplexo com a seleção de micro-momentos do ChatGPT como uma das principais tendências de marketing digital para 2023. É uma tendência há mais de uma década, então por que deveríamos reorientar nossa atenção para isso agora?
Bem, o conhecimento do ChatGPT sobre eventos após 2021 é limitado. E naquela época, as pessoas estavam saindo de bloqueios durante a pandemia global.
Então, de repente, eles começaram a usar seus dispositivos móveis novamente para pesquisar “vacina contra a covid perto de mim” ou “vacina Johnson and Johnson perto de mim”.
Talvez esses micro-momentos antigos tenham levado o chatbot a selecionar uma tendência desatualizada.
Por outro lado, o Think with Google publicou ou atualizou 72 artigos que mencionam “micro-momentos” no ano passado. (Vale a pena notar que 55 desses artigos foram atualizados em 7 de dezembro de 2022, incluindo The Basics of Micro-Moments , publicado originalmente em maio de 2015.)
Então, o Google sabe algo sobre micro-momentos que ainda não sabemos? Só o tempo irá dizer.
5. Marketing de influenciadores
Concordo plenamente com a seleção do marketing de influenciadores do ChatGPT como uma das principais tendências de marketing digital para 2023.
Os dados do Relatório de Benchmark de Marketing de Influenciadores deste ano contam uma história muito convincente:
- Mais de 82% dos profissionais de marketing de marca planejam dedicar um orçamento ao marketing de influenciadores em 2023.
- 67% dos profissionais de marketing pretendem aumentar seus gastos com marketing de influenciadores.
- Espera-se que a indústria de marketing de influenciadores valha US$ 21,1 bilhões em 2023 – um crescimento de 29% em relação ao ano anterior.
- 83% dos profissionais de marketing acreditam que o marketing de influência é uma forma eficaz de marketing.
Recentemente, comentei: “O interesse mundial em ‘marketing de influenciadores’ ultrapassou o ‘marketing de mídia social’ em janeiro de 2018 e agora é cerca de duas vezes maior.”
Você pode verificar isso por si mesmo usando o Google Trends para comparar o interesse de pesquisa na web nos tópicos “marketing de mídia social” e “marketing de influenciadores” nos EUA de 2004 até o presente. Aqui está o que você verá:
Portanto, não ficaria chocado ao descobrir que as marcas começaram a transferir ainda mais seus orçamentos do marketing orgânico de mídia social para o marketing de influenciadores em 2023.
6. Marketing de vídeo
Concordo plenamente com a seleção de marketing de vídeo do ChatGPT como uma das principais tendências de marketing digital para 2023.
Mas eu me perguntei: “Por que deveríamos reorientar nossa atenção nisso agora?”
Durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre da Alphabet em 2 de fevereiro de 2023 , o CEO Sundar Pichai disse que o YouTube Shorts ultrapassou 50 bilhões de visualizações diárias, acima dos 30 bilhões de um ano atrás.
Um dia antes, o YouTube permitiu que os criadores compartilhassem a receita de publicidade de vídeos curtos.
Esse é um bom motivo para reorientar nossa atenção para o marketing de vídeo.
Portanto, enquanto muitos analistas do setor estão focados no TikTok e no Instagram Reels, o YouTube se tornou um líder constante (e furtivamente) em vídeos curtos. E essa é uma tendência que vale a pena focar também.
7. Chatbots
Os chatbots são uma das principais tendências de marketing digital deste ano? Me dá um tempo.
Mas me diga o seguinte: se o ChatGPT tem um “conhecimento limitado sobre (o) mundo e eventos após 2021”, como ele poderia prever que os chatbots serão uma das principais tendências de marketing digital para 2023?
O ChatGPT tornou-se autoconsciente? Ou o chatbot é culpado de autopromoção descarada?
Há uma resposta séria para essas perguntas caprichosas.
Então, os chatbots são uma das principais tendências de marketing digital deste ano? Eu chamaria isso de um grande sim.
8. Personalização
Eu discordo totalmente da seleção dessa tendência pelo ChatGPT.
A personalização foi uma das principais tendências de marketing digital no passado.
Mas agora está enfrentando fortes ventos contrários dos consumidores, que usam bloqueadores de anúncios para evitar anúncios intrusivos ou repetitivos; regulamentos de privacidade, como GDPR e CCPA; e mudanças de privacidade pelos principais players, como Google e Apple.
Com as crescentes preocupações com a privacidade, os consumidores estão repensando quais dados estão dispostos a fornecer às marcas, e isso está forçando os profissionais de marketing a mudar sua percepção de personalização
Em 2023, nossa atenção deve mudar para “públicos preditivos”.
Quem são esses? No GA4, um público preditivo é um grupo de usuários com pelo menos uma condição com base em uma métrica preditiva.
Por exemplo, você pode criar um público-alvo de “maiores gastos previstos para 28 dias” que inclua usuários com previsão de gerar mais receita nos próximos 28 dias.
Portanto, você deve parar de lutar na última guerra e começar a ganhar elogios de seu CMO ou clientes criando audiências preditivas em 2023.
9. Publicidade em mídia social
Eu geralmente concordo com o ChatGPT sobre essa tendência – com algumas ressalvas.
A publicidade nas redes sociais continuará a crescer.
Acredito que os anunciantes devem transferir parte de seus orçamentos de anúncios do Facebook e Twitter para o YouTube, Snapchat, TikTok, Pinterest e LinkedIn em 2023.
Os anunciantes também devem transferir mais orçamentos de anúncios de exibição para anúncios de vídeo social.
Na verdade, o vídeo agora responde por mais da metade de todas as receitas de anúncios em redes sociais.
E ela reconheceu: “Anteriormente, não esperávamos que o vídeo atingisse o marco de 50% até depois de 2024. Com os anunciantes preservando mais de seus orçamentos de vídeo social durante a recessão, essa tendência foi acelerada”.
Há mais um dado crítico para digerir: os gastos com anúncios em vídeo social devem crescer 21,2% em 2023.
Mas o maior impulsionador do crescimento nos gastos com anúncios em vídeo digital é a TV conectada (CTV), que crescerá 27,2% este ano.
10. Realidade Virtual e Aumentada
Se a personalização é um exemplo de combate à última guerra, a realidade virtual e aumentada é um exemplo de uma ponte longe demais.
VR e AR podem se tornar as principais tendências em três a cinco anos, mas não em 2023.
Portanto, quando a realidade virtual e aumentada se tornarem as principais tendências em 2026 a 2028, não se surpreenda se outros formatos – de formato curto e formato longo a histórias e transmissão ao vivo – continuarem a ser populares em uma variedade de dispositivos, de smartphones e laptops para smart TVs e consoles de jogos também.